Como escolher um capacete para pedalar?

Olá bikeelover! Você sabia que o uso de capacete como equipamento de proteção individual é muito importante para garantir a sua segurança na hora das quedas? Como geralmente as bicicletas estão associadas à sensação de liberdade e prazer, muitas vezes o uso de capacete dá a falsa impressão da privação de experimentar estas sensações.

Não se trata só de gostar do visual, mas de alguns detalhes simples que farão toda a diferença para a escolha certa. Com tantos modelos diferentes, às vezes fica difícil escolher. Por isso preparamos uma série de dicas especiais para você. Esperamos que goste!

1# – Modalidade e utilização

A primeira coisa que você deve levar em consideração é o tipo de modalidade que você irá praticar ou o uso que você fará do capacete. Listamos abaixo os principais tipos de capacetes encontrados no mercado e suas respectivas modalidades:

CAPACETES ABERTOS

Também chamado “meia casca” ou “meia concha”, é o modelo mais conhecido e também o mais utilizado. Seu formato é parecido com uma concha serve para melhorar a aerodinâmica na pedalada, e também para ser mais eficiente em quedas “horizontais”.

Mountain Bike: Alguns modelos vem com uma pala removível, que protege não só do sol como também de galhos e outros objetos, e por isso são os preferidos dos praticantes de Mountain Bike.

Speed: Existem também os modelos sem pala, que são os mais utilizados no ciclismo de estrada.

CAPACETE “COQUINHO” OU URBANO

Street, BMX, Vertical, Urban Assault e Bike Pólo: Esse modelo é mais indicado para modalidades onde há o risco de uma queda vertical. Por isso, ele é um pouco mais fechado e achatado na parte superior. É um capacete muito usado pela galera do Street, BMX e Vertical. Além disso, tem sido utilizado por muitos adeptos do ciclismo urbano e também do bike pólo. Costumam cobrir mais a região da nuca, e dar mais “estilo” ao usuário.

CAPACETE FECHADO

Downhill e BMX:
São maiores e mais pesados, indicados para modalidades mais extremas, que envolvem altura e grandes velocidades. Por serem fechados, possuem a proteção para o queixo.

CAPACETES “AERO”

Triatlo e Contra-relógio: Existem ainda os capacetes próprios para o ciclismo de pista. Esses são bem fechados e testados para vencerem da melhor forma a resistência aerodinâmica nas provas de velódromo. Por conta disso, alguns possuem um prolongamento na parte traseira, além de visor integrado.

2# – Ventilação

Quanto mais o capacete for ventilado, melhor será para pedaladas mais longas.
A ventilação proporcionará ao ciclista melhor conforto e ajudará na transpiração da cabeça, resultando assim, em maior desempenho durante as pedaladas.

3# – Regulagem

Outro fator que deve ser considerado é a regulagem do capacete, bons capacetes possuem regulagem para ajuste na cabeça do ciclista. Quando falamos de regulagem não nos referimos somente às regulagens no queixo e orelhas, mas também, a regulagem com relação ao diâmetro da cabeça que normalmente fica na parte traseira do capacete. Esta regulagem deixa o capacete bem fixado na cabeça do ciclista, sem folgas.

4# – Material

O material é um item fundamental a ser considerado na compra de um capacete.

A maioria dos capacetes são feitos em isopor (EPS), que é considerado um bom material para absorção de impactos. Os modelos mais modernos e caros são revestidos com polímeros (EPU), alguns deles inclusive com fibra de carbono, o que os deixa bem mais leves. Além disso, a “casca” que envolve o capacete tem também a função de absorver energia no caso de impacto. Além disso, fique atento para o sistema de espumas internas do capacete, que aumentam bastante o conforto.

5# – Tamanho

Meça o diâmetro da sua cabeça com uma fita métrica, deixando-a no centro da testa e 1,5cm (2 dedos) acima das orelhas, na altura das sobrancelhas; não aperte muito a fita, nem a deixe muito solta.

Então, depois de ter certeza do diâmetro da sua cabeça, vamos para a escolha do tamanho apropriado. (O tamanho pode variar conforme a marca e o tipo do capacete – se é ovalizado ou arredondado.)

Tamanho Circunferência
XS/PP – Extra pequeno / Infantil Em torno de 47 cm a 50 cm de diâmetro
S/P – Pequeno Em torno de 51 cm a 55 cm de diâmetro
M/M – Médio Em torno de 55 cm a 59 cm de diâmetro
L/G – Grande Em torno de 59 cm a 63 cm de diâmetro
XL/GG – Extra grande Em torno de 63 cm a 66 cm de diâmetro

6# – Preço

Os capacetes mais caros não são necessariamente os mais seguros. O preço dos capacetes depende de questões como seu peso, a ventilação, se possui viseira ou não, os sistemas de ajuste e claro, o design do capacete. Mas tenha em mente que quanto mais leve, resistente e arejado for o capacete, mais caro ele será. Quanto mais entradas de ar ele tiver, maior será a ventilação, e logo maior o conforto no uso. Porém, tais capacetes de alta performance só vão se justificar em uma competição. Se este não for seu caso, mas seu orçamento permitir, compre o melhor capacete que seu dinheiro possa adquirir.

Lembre-se: Em caso de um acidente, certamente os prejuízos serão bem maiores que o valor do capacete!

Legislação e testes

O INMETRO avaliou algumas marcas no mercado, fazendo testes de acordo com as legislações brasileiras. Confira no vídeo abaixo, mas tenha em mente que a avaliação feita não define sua escolha apenas nas marcas avaliadas, pois a maioria é importada e obedece às normas mundiais de segurança.

Fique ligado

Uma informação muito importante: é altamente recomendável repor o capacete para bike após eventuais quedas, mesmo que ele não mostre grande dano ou avaria. Ele pode ir perdendo força, depois de ir se deformando conforme absorve o impacto. Por isso também nunca compre um usado, e sempre confira o prazo de validade do seu, que vem gravado no corpo da peça.

Hoje você não precisa necessariamente ir a uma bike shop para escolher o seu modelo de capacete para bike. A internet oferece uma grande variedade de modelos, por preços e frete bastante acessíveis, além de entrega rápida.

A BikeeLive tem sempre a avaliação de especialistas que contam pra você suas experiências de uso com os mais variados modelos.  Para participar da nossa nossa pesquisa sobre capacetes clique no link: http://bit.ly/2jcd8Qj

Thiago Castro
MTB

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X