5 dicas para pedalar em trilhas

Fala galera do pedal. Esse é o nosso primeiro post aqui no Catraca, o blog da BikeeLive o/. Queremos tornar este canal um meio para que os ciclistas do Brasil inteiro possam trocar suas experiências com sua bike e assim fazer com que a comunidade ciclística possa tomar melhores decisões em vários momentos em que toma tempo e também dinheiro. Então sinta-se a vontade para contribuir com o seu conhecimento e experiência.

Para começarmos com o pedal dir…, ops o pé direto, vamos de trilhas :). Atualmente as pessoas buscam na bicicleta um meio para a prática de atividade física e acabam esbarrando na galera do MTB (Mountain Bike) e é nessa pegada que damos o start no blog Catraca.

Dica #1: Informe-se

A primeira dica é: pesquise antes. Caso seja sua primeira trilha, busque informações sobre o grau de dificuldade, duração e percurso. Olhe a previsão do tempo, algumas trilhas podem trazer surpresas ou exigir um nível mais avançado do ciclista, então fique atento! Se possível pedale acompanhado por outros bikers.

Dica #2: Prepare sua bike

Para ganhar mais fluidez e segurança nas trilhas, muitas vezes vale a pena fazer pequenas adequações na bicicleta e dos acessórios. Nessa dica preparamos algumas recomendações que você pode ajustar conforme sua necessidade ou tipo de terreno:

  • Calibre a pressão dos pneus de acordo com o terreno da trilha.
  • Use sempre o capacete e a luva, pois eles irão te proteger de um eventual tombo.
  • Não esqueça de levar: câmara de ar reserva, espátulas, bomba, chave de corrente e chaves allen de 5mm à 7mm que são as mais comuns em eventuais apertos.
  • É recomendado o uso de óculos de proteção e a lubrificação da corrente antes, durante e após uma trilha.

Dica #3: Capriche na postura

Os manetes de freio, shifters (passadores), manoplas, a posição do guidão e o tamanho da mesa vão obedecer as suas ordens, de frear a bike, ou na troca de marchas. O ideal é que eles estejam ajustados de acordo com a sua forma de pilotagem, pois é muito importante que os braços e as mãos fiquem firmes e bem posicionados, proporcionando maior conforto e segurança em sua
pilotagem.

Dica #4: Iluminação

As luzes da bicicleta têm papel fundamental para a sua segurança, principalmente se a trilha for em horário noturno. Use de preferência piscas com luz branca na frente e vermelha na parte de trás. Não esqueça também do farol.

Dica #5: Siga os mais experientes

Permita que ciclistas mais experientes sigam à sua frente e aproveite a oportunidade para observar a forma como eles pedalam durante a trilha.

Gostou das dicas? Quer ficar fera nas trilhas? Então clica aqui e faça o download do nosso eBook com mais 5 dicas da hora. Caso tenha mais dicas que acabamos deixando passar, faça seu comentário no formulário abaixo e ajude outros bikers a se tornarem monstros nas trilhas.

Valeu galera!!! Bota a catraca pra rodar moço!!!

Fernando Pontes
MTB

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X